Categoria: Humanas

LGPD – Dragões de Garagem #224

Junte-se a Marina M., Elton e Pedrão para aprender com Paulo Rená alguns detalhes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, que está fazendo com que muitos sites te perguntem se você aceita os biscoitos digitais (cookies). Esse episódio vem explicar porque ainda faz sentido falar em privacidade, quais são nossos direitos em relação a nossos dados pessoais, acrescentar uma pitada de distopia ao cenário desse “dilema das redes” mas lembrar que existem motivos para se desesperar com calma.

Leia mais

100 anos de Paulo Freire – Dragões de Garagem #222

André Thieme e Rogério de Miranda conversam com Camila Teo sobre um dos nomes mais revolucionários (e polêmicos?) da educação brasileira. Será que o vovô viu a uva? Entenda o que é educação bancária, e porque incomoda tanto falar de mudar esse modelo. Descubra o que é a leitura de mundo e porque ela nos ajuda a entender o que chamam de “analfabetismo funcional”.

Leia mais

Arte e I.A. – Dragões de Garagem #221

E se o próximo filme que você fosse ver fosse escrito por uma inteligência artificial, será que ia ser bom? Será que poderíamos dizer que o computador que criou a obra dessa vitrine é Criativo? No episódio de hoje, Marina Mendonça, Bárbara Paes, André Thieme discutem isso com Apolinário Passos, uma pessoa muito criativa e que coloca suas máquinas pra co-criar também.

Leia mais

Plataforma Lattes – Dragões de Garagem #220

Marina Monteiro, André Thieme e Elton Carvalho conversam com Iara Vidal sobre essa famigerada ferramenta que tanto enfurece pesquisadores brasileiros, mas que fez uma falta grande: a plataforma Lattes. Entenda sua origem e imagine o mundo acadêmico antes dela. Descubra a diferença entre o currículo Lattes acadêmico e um currículo vitae para o mercado de trabalho. Compare as desvantagens com as vantagens deste sistema e lembre-se de atualizar seu currículo logo depois de terminar este episódio.

Leia mais

Tecnologia e Sociedade – Dragões de Garagem #217

Marina Monteiro , Marina Tomás, Natália Aguiar e Tupá Guerra chamam Yurij Castelfranchi para tentar entender o que é tecnologia, o que é sociedade, e o que uma coisa tem com a outra. Sem deixar de viajar para a Grécia Antiga, nesse episódio discutimos como se assimila grandes inovações tecnológicas e como as nossas relações influenciam na criação e modelagem da tecnologia. Será que as máquinas vão dominar o mundo ou nós vamos dominar as máquinas? Aprenda porque a pílula anticoncepcional teve fins muito melhores que seu propósito (ainda bem!). Conheça o que bicicletas, máquinas a vapor e copos menstruais têm em comum. Descubra como as pontes podem ser racistas e entenda que tecnologia é sociedade. Entenda o que é política hacker e sobre como insistir nas tecnologias.

Leia mais