A importância do SUS para conter o Coronavírus

Luciano Queiroz

O Coronavírus vai chegar no Brasil. Ainda mais considerando os mais de 100 mil voos (em média) diários em todo o mundo. As chances de alguém que esteve em Wuhan na China – epicentro do surgimento do novo coronavírus 2019-nCoV – chegar ao Brasil e apresentar sintomas, como febre e dores, são altas.

O novo coronavírus 2019-nCoV surgiu em dezembro de 2019. Até o momento foram registrado 17.391 casos do novo coronavírus em 23 países. Do total de casos registrados 153 ocorreram fora da China. 361 mortes foram registradas, sendo que uma única morte ocorreu fora da China. Os principais sintomas são febre alta, tosse, coriza e dores, sintomas muito parecidos com uma gripe ou dengue. E sua transmissão se dá pelo contato com saliva e secreções contaminadas.

No Brasil foram identificados 16 casos suspeitos do novo coronavírus, mas nenhum confirmado. Todas essas pessoas estiveram recentemente na China e foram identificadas rapidamente pelos profissionais do sistema de saúde brasileiro, o Sistema Único de Saúde (SUS).

Elas foram encaminhadas para unidades de saúde, onde foram isoladas, secreções como catarro foram coletadas e enviadas para análise laboratorial. Nessas análises, primeiro se procura por vírus como comuns, como os da gripe que já circulam no Brasil. Se nenhum desses vírus for identificado, testes específicos para o novo coronavírus são realizados. Essas pessoas devem ser mantidas isoladas em hospitais ou em casa, dependendo da gravidade dos sintomas.

O trabalho integrado do SUS por meio da fiscalização de portos e aeroportos, pesquisa científica e atendimento ao cidadão nas UBSs, UPAs e Hospitais, nos permite responder de forma rápida aos casos suspeitos do novo coronavírus.

Apesar da diminuição dos recursos destinados à saúde de R$ 147 bilhões em 2019 para R$ 136 bilhões em 2020. Temos excelentes profissionais que se dedicam diariamente a prestar um serviço humano e de qualidade mesmo enfrentando todo tipo de dificuldade. Graças a esses profissionais identificamos e respondemos rapidamente o vírus Zika e sua associação aos casos de microcefalia. Graças a eles temos uma excelente rede e cobertura de vacinação, apesar de estarmos enfrentando alguns problemas recentemente.

O SUS tem seus problemas, não devemos negar e temos que trabalhar para resolvê-los. Mas se tem uma coisa que confio e tenho orgulho como brasileiro é o SUS. O Coronavírus vai chegar no Brasil e estaremos prontos para enfrentá-lo com muito trabalho e organização.

Luciano Queiroz
Doutorando em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) e fundador do Dragões de Garagem