Se tem um assunto que gostamos de tratar no Dragões de Garagem é essa tal de Astrobiologia. Nesse caso em especial o episódio 9 sobre exoplanetas (recomendo que escutem). Essa poderia ser mais uma notícia de descoberta de exoplaneta em uma estrela a centenas de milhares de anos-luz da Terra, mas essa é a grande diferença: acabamos de descobrir um planeta com tamanho similar a Terra orbitando uma das estrelas mais próximas do nosso sistema solar (4,2 anos-luz), uma estrela da nossa vizinhança cósmica, praticamente dividindo o muro com a nossa casa.

A estrela em questão é a Proxima Centauri e ela orbita uma estrela binária chamada Alpha Centauri. Proxima Centauri possui características bem diferentes do Sol, somente 0,14 vezes seu diâmetro e 0,12 vezes sua massa. Sim, ela é bem menor do que o Sol, possui baixas temperaturas e por esses e outros motivos (mais em nosso episódio sobre formação das estrelas) a classificamos como uma Estrela Anã Vermelha (Red dwarf).

“Bom, já entendi o lance da estrela, mas e o planeta?”. O planeta foi nomeado de Proxima Centauri b ou para os íntimos, Proxima b. Ele possui pelo menos 1,3 vezes a massa da Terra, ou seja, um pouco maior do que ela (cerca de 30% maior). Além disso, ele está a 7,3 milhões de quilômetros de sua estrela, já a Terra está a 150 milhões de quilômetros do Sol, mas não se preocupe. Como disse antes, Proxima Centauri é bem menor do que o Sol, mais fria e sua zona habitável – região nem tão próxima e nem tão distante da estrela que possibilitaria a existência de água liquida em um planeta – está mais próxima da estrela. E adivinhem? Proxima b está dentro da zona habitável.

Mas nem tudo são flores. Nesse estudo conseguiram detectar e confirmar a presença de uma planeta de tamanho similar ao da Terra orbitando a estrela, mas ainda temos várias outras coisas para descobrir antes de fazermos nossas malas e nos mudarmos para lá. Antes de mais nada, o planeta pode possuir uma rotação sincronizada (tidally locked), ele sempre estaria com a mesma face virada para estrela, semelhante a nossa Lua para a Terra. Se Proxima b possuir essa característica, uma de suas faces será muito quente e a outra muito fria, o que pode impossibilitar a vida humana por lá. Outros dois problemas são: a estrela pode liberar erupções de raio-X destrutivos no planeta e ainda não sabemos se Proxima b possui uma atmosfera que proteja sua superfície e distribua de forma adequada o calor pelo planeta.

A muito pouco tempo, ainda nos anos 90, começamos a descobrir os primeiros exoplanetas. Atualmente já conhecemos mais de 3 mil deles, sendo que vários são similares a Terra, e dessa vez encontramos um muito próximo de nós, tão próximo que não será impossível alcançá-lo. Aguardem que muito em breve descobriremos novas características do Proxima b, descobriremos outros planetas em outras estrelas próximas e viajaremos até eles.

Recomendo que assistam o vídeo do Salvador Nogueira no Mensageiro Sideral para mais informações.

Luciano Queiroz direto da redação do Dragões de Garagem. 😛

Referencias:

Earth-sized planet around nearby star is astronomy dream come true – Texto na Nature

Astronomers Discover a New Planet Orbiting the Closest Star to the Sun! – Texto na Slate

Imagem de Ricardo Ramirez para Nature.