Queridas e queridos draconianos,

Nós do Dragões de Garagem, como grupo, não costumamos expor nossas escolhas político-eleitorais, embora nossos membros frequentemente expressem individualmente suas convicções pessoais. Entretanto, nosso país está passando por um momento delicado. O segundo turno das eleições presidenciais está chegando e as consequências dessa votação certamente impactarão fortemente nossa sociedade, incluindo a ciência, a educação, o meio ambiente, e o próprio estado democrático de direito, entre outros setores. Sabemos que muitos dos que nos acompanham compartilham dos nossos sentimentos de insegurança e incerteza em relação ao resultado destas eleições. Por isso, acreditamos ser importante nos posicionarmos sobre a possível eleição de um representante que indica um grave comprometimento da sociedade brasileira.

Em sua campanha, e ao longo de sua trajetória política, o candidato à presidência Jair Bolsonaro tem desdenhado dos valores de uma sociedade democrática, com discursos que atacam direitos individuais e a legitimidade de eleições diretas, e de instituições como congresso nacional. Seus posicionamentos favorecem um cenário mais autoritário e não há como ficarmos ao lado do autoritarismo, sob nenhuma circunstância. Através de dados coletados em diferentes sociedades, sabemos que governos pouco democráticos são menos transparentes, mais corruptos e muito mais injustos com seus cidadãos.  Suas falas também fomentam o ódio e a violência, inclusive contra seus opositores. Desta forma, tememos pela integridade daqueles que discordam dos posicionamentos do candidato.

Durante toda nossa trajetória na divulgação científica, nós do Dragões de Garagem procuramos embasar nossas afirmações em dados e evidências, evitando a disseminação de desinformação. Buscamos estar abertos a críticas construtivas, deixando espaço para discordâncias e questionamentos. Acreditamos que, assim como na ciência, estes valores são muito importantes na política.

Por isso pedimos aos que forem votar no segundo turno que reflitam. Pedimos a todos aqueles que valorizam a democracia, independentemente da orientação ideológica, que não apoiem um candidato que apoia torturadores da ditadura, que propaga ódio a minorias e pessoas de ideologia política oposta, que acredita que a violência resolve problemas sociais complexos e que já se provou inúmeras vezes anticientífico.

Votem com consciência. Abraço.

Equipe do Dragões de Garagem