Saudações queridos ouvintes/leitores do Dragões de Garagem! Aqui estou começando meus textos para o blog. Estive esperando nossa mudança para o ScienceBlogs Brasil pra dar partida nesse ideia. Como o Marcos fala um bocado de botânica no Fosfenos, e o Luciano fala sobre tudo – particularmente alienígenas – no Walk of Life, resolvi falar de algo que é mais minha área: bichos.

 

Bichos leve Acima: bichos – 1) Tardígrado, ou urso d’água; 2) Mecóptero. 3) Planária; 4) Tunicado; 5) Pepino do Mar; 6) Humano, eu acho. (fontes: animale.me; pnunesfotosub.blogspot.com; coral.org; g3ckko.deviantart.com; biolib.cz; Oren Jack Turnet)

O título é um trocadilho com dois termos biológicos e um uma coletânea de contos do Isaac Asimov. Metazoários (a grosso modo: “animais”) era um nome usado para se referir a todos os animais que aprendemos no colégio, além de alguns micro-organismos outrora dentro do antigo grupo dos protozoários. Como já discutimos no Dragões de Garagem #15, protozoários não eram um grupo que refletia a história da diversificação da vida de forma correta.

Eumetazoários (a grosso modo: “animais de verdade”) são um grupo que compreende todo o reino animal exceto poríferos ou esponjas, placozoa e outros bichos fósseis que possuem umas características bem rudimentares, como ausência de tecidos verdadeiros, de folhetos embrionários e de outros palavrões biológicos.

E eu, bem, eu sou um metazoário e um eumetazoário também. Então achei justo que esses meus textos com caráter mais pessoal, diferentemente do podcast, pudessem refletir uma característica minha que, por uma história evolutiva em comum, compartilho com todos vocês: o fato de sermos animais. Sem querer, essa reflexão acaba homenageando o grande Isaac Asimov, o maior escritor de ficção científica de todos os tempos (com todo respeito a Julio Verne e H.G. Wells), um fantástico divulgador e um ser humano sem igual.

I robot

Não, não é uma referência ao filme do Will Smith (fonte: Gnome press)

Estou preparando primeiro alguns textos do antigo blog meu e do Luciano pra repostar aqui. Eles não necessariamente falam tanto do que eu queria tratar, mas complementam algumas conversas recentes nos podcasts. Logo logo começam os posts realmente falando de curiosidades bizarras sobre animais, que é o foco deste sub-blog. Espero que gostem. Abraços! 😉

Lucas