Experimentando na divulgação científica: um ano da HQ Ciclos

No dia 20 de fevereiro a HQ Ciclos completou um ano de sua publicação, demonstrando como podemos inovar na divulgação científica

Luciano Queiroz

Comecei a fazer divulgação científica em 2012 quando o Lucas Camargos e eu lançamos o podcast Dragões de Garagem. Depois que pegamos o jeito de fazer o podcast e tínhamos uma boa equipe, comecei a procurar novas formas de divulgar ciência. Fazendo o que nós cientistas fazemos de melhor: experimentos.

Posso dizer que as Cientirinhas, proposta pelo Marco Merlin no final de 2015 e iniciada em 2016, foi o nosso experimento mais bem sucedido. Hoje em dia as Cientirinhas têm vida própria, passamos de 150 edições publicadas em português e inglês. O sucesso foi tanto que a edição 113 teve traduções oficiais para 5 línguas (espanhol, italiano, polonês, tcheco e hebraico), além das publicadas originalmente.

Em 2017 publiquei um artigo científico sobre ecologia de insetos aquáticos (link aqui). Um artigo que tinha ficado muito legal e um dos principais resultados ilustrava muito bem um importante conceito ecológico, mas ele era pouco lido, tendo baixa repercussão. Então pensei, “e se fizéssemos uma HQ explicando esse resultado?”. Abri um arquivo de texto, fiz um resumo dos principais resultados, uma ideia de roteiro e enviei para o Marco Merlin. Ele topou e nos enviou um orçamento. Conversei com os demais coautores, levantamos o valor e começamos a desenvolver a história em quadrinhos Ciclos (link aqui).

No dia 20 de fevereiro a HQ Ciclos completou 1 ano. O Merlin e eu planejamos tudo, desde a ideia até a divulgação de uma forma que causasse impacto. Mas nós não esperávamos toda repercussão que deu.

Me lembro de acordar no dia 20 às 7h da manhã com várias mensagens no WhatsApp e Facebook dando parabéns pela HQ que tinha sido notícia no portal G1 (link aqui). No final da tarde do mesmo dia o Jornal da USP também publicou uma matéria sobre a HQ (link aqui). E nos dias seguintes diversos canais de comunicação entraram em contato, como a revista Super Interessante, Rádio BandNews e a TV Justiça. Além de vários jornais e sites locais, como a TV Cultura de Belém que entrevistou o Bruno Spacek. Recebemos muitos e-mails nos parabenizando, propondo ideias de novos quadrinhos e perguntando se poderiam utilizar o material em sala de aula.

Mesmo com o sucesso da HQ Ciclos, continuo querendo experimentar. Temos que testar e descobrir formas de comunicar ciência de maneira que alcance a maior parte da população brasileira. Vamos fazer mais quadrinhos, mais podcasts, canais no YouTube, filmes com roteiros mega elaborados, romances, ir para rua conversar com as pessoas, encher as escolas públicas de cientistas e o que mais você achar que pode dar certo.

Em um momento tão complicado quanto o que estamos vivendo com Coronavírus, negação de mudanças climáticas e terraplanistas, falar de ciência nunca é demais.