Numa já antiga discussão sobre abdominais conversávamos dois amigos e eu sobre quais são mais úteis e quais menos. Um fator importante levado em consideração em nossa análise era a pressão intra-discal; a pressão dentro de cada um dos discos intervertebrais.

Quando realizamos um exercício ou esforço abdominal qualquer as paredes do abdome comprimem o espaço interno aumentando a “pressão intra-abdominal” e aliviando a carga na coluna vertebral, como se tivéssemos uma bexiga de festa com as vértebras coladas e a enchêssemos afastando as vértebras e portanto aliviando a pressão no espaço entre elas.

O curioso é que um dos estudos mais referenciados sobre o assunto usou de uma técnica muito rara (para a felicidade dos sujeitos poupados e dos comitês de ética em pesquisa), trata-se do estudo do alemão Hans–Joachim Wilke, publicado em 1999. Nessa publicação os cientistas utilizaram um aparelho medidor de pressão que foi acoplado à ponta de uma agulha e inserido no disco intravertebral na altura de L4-L5 de 2 sujeitos que se voluntariaram (e que ao que tudo indica eram também os próprios pesquisadores).

Não bastasse o infortúnio de ter uma agulha enfiada nas costas até o meio de um disco lombar foi solicitado aos sujeitos que realizassem algumas tarefas. Dentre estas deitar-se, ficar em pé, sentar-se e levantar uma caixa de garrafas de cerveja de pouco menos de 20 quilos.
O estudo mostrou, entre muitas outras coisas, que levantar a caixa agachando em vez de curvando-se à frente gerava menor compressão discal na coluna lombar, sendo portanto mais seguro e gerando uma dica que ficou famosa sobre como pegar peso do chão, e sendo considerada muitas vezes como o “jeito certo”, mesmo por quem não conhece de onde veio a ideia. Agora você sabe.
Fica é claro o disclaimer sobre o exercício conhecido como Stiff, que consiste basicamente no mesmo movimento que o chamado “jeito errado” de pegar coisas do chão. Se o sujeito for treinado essa diferença de carga pode não ser suficiente para gerar algum dano ao disco intervertebral, seja por ele ser resistente àquele tanto de carga (falemos em “carga”, para tratar tanto do peso quando do torque) ou por gerar uma força abdominal suficiente para que a pressão intra-abdominal alivie a carga.
Ou seja, é mais seguro agachar para levantar um peso, mas não quer dizer que o outro jeito é mortal.
Referências
Wilke, H. J., Neef, P., Caimi, M., Hoogland, T., & Claes, L. E. (1999). New in vivo measurements of pressures in the intervertebral disc in daily life. Spine, 24(8), 755–62. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10222525