Quando iniciamos a graduação em biologia os veteranos sempre nos ensinam várias coisas, como o que será cobrado na prova de biologia celular, sim, as provas são sempre iguais, ou para evitarmos o restaurante universitário (RU) depois de uma aula de anatomia humana. Todos são ensinamentos importantes e dentre eles, o que mais me recordo é a máxima de que a biologia é um ovo. O que começa ser comprovado empiricamente nos congressos, encontros e eventos organizados por algum ramo da biologia. Em qualquer um que você for, você encontrará pelo menos uma pessoa que conhece alguém que você conhece. De certa forma, na biologia não precisamos dos seis graus de separação, uns três são o suficiente.

E como a biologia realmente é um ovo, tive o prazer de conversar com a professora Sônia Lopes duas vezes. A segunda vez pudemos conversar com mais calma e o resultado foi uma entrevista muito bonita e repleta de ensinamentos de vida (Dragões de Garagem #49 – Entrevista com Sônia Lopes). Na primeira vez, que até comento durante o episódio do Dragões de Garagem, também fizemos uma entrevista, a mídia era escrita e a conversa foi mais profissional e não tocamos em assuntos pessoais como fizemos no podcast.

A mídia em questão era o Jornal ComCiência, do qual fiz parte nos primeiros anos da graduação. Posso dizer que relendo o jornal hoje em dia, os textos que escrevi e pensando no tempo investido, ele foi o começo das minhas ideias de divulgação científica.

capa

Capa da 6ª edição do Jornal ComCiência.

Nossa primeira conversa foi sobre ensino de biologia. A equipe do Jornal ComCiência elaborou diversas perguntas sobre o assunto e a primeira foi em relação ao desinteresse dos estudantes em relação às disciplinas pedagógicas. Confesso que naquela época me incluía nesse grupo. Também tratamos dos conteúdos abordados nos livros didáticos, a importância da prática no ensino de biologia e outros. Vocês podem conferir a entrevista aqui.

fotowalter

Walter Araújo (um dos criadores do Jornal ComCiência) entrevistando a Sônia Lopes. A foto é minha 😛

No final da entrevista pedimos para ela fazer algumas considerações finais, “A gente nunca deve desistir dos nossos sonhos. Eu acho que sonhar é uma coisa muito boa, e que correr atrás dos nossos sonhos é uma coisa fundamental. A gente tem que ter sempre um pensamento voltado para a melhoria das condições de vida no nosso planeta, que é com o que nós lidamos, nós lidamos com a vida, e não dá para desistir da vida, não é? A vida é frágil, é delicada e merece muito cuidado. A gente não pode desistir disso”.

Fico muito feliz da biologia ser um ovo e ter tido o prazer de conversar, por duas vezes, com uma pessoa tão interessante e que sempre terá algo para nos ensinar como a professora Sônia Lopes.

Obs.: Meu nome não está entre os entrevistadores e também não sou eu na foto, mas eu estava presente em todos os momentos, inclusive no mais chato, transcrevendo a gravação =D.

Luciano Queiroz é mestre em microbiologia pela Universidade de São Paulo e host do podcast Dragões de Garagem. Atualmente corrigindo minha dissertação e escrevendo um artigo.

Mais informações:

Dragões de Garagem #49 – Entrevista com Sônia Lopes
Jornal ComCiência – Capa e entrevista com Sônia Lopes (arquivo em pdf)